As redes sociais ampliaram o acesso das pessoas as suas marcas, empresas e ídolos. Em contrapartida esses começaram a perceber que chegou a hora de realmente serem mais abertos, ouvir críticas e saber lidar com elas. Sábio aquele que aprende logo a lidar com tudo isso e ainda usa esses fatores a seu favor conseguindo assim uma publicidade abrangente e de valor muito menor do que, por exemplo, a televisão considerada hoje a mídia de valor mais alto.
Uma das redes mais acessadas é o Facebook. Ele reúne milhões de pessoas comuns, que buscam principalmente entretenimento e noticias.Há quem não concorde em especial aqueles que trabalham com outras mídias, mas não existe alguém que tem perfil no facebook que nunca o acessou para se atualizar das noticias do momento,seja para saber o que estão falando acerca de política ou mesmo dos eventos da cidade. A verdade é que atualmente tudo se publica nessa rede social que é no momento a queridinha do Brasil. Ali se sabe quem está aniversariando, a balada do momento e até mesmo quem morreu. Que atire a primeira pedra quem nunca soube de uma noticia em primeira mão por essa rede e ainda compartilhou a mesma para que seus amigos também soubessem.
O sucesso dessa rede social trouxe também um personagem novo, o promonauta. Para quem não sabe, promonauta é o usuário de internet que se dedica a participar do maior número de promoções e concursos culturais no intuito de aumentar suas chances de ganhar produtos. Trata-se de um usuário, que está sempre pesquisando, de olho em ações promocionais de diversas empresas. Não existe um perfil especifico para esse tipo de usuário, pois existem desde donas de casa até adolescentes nesse mundo atraente dos sorteios pela internet.
As empresas têm diferentes tipos de posicionamento quanto a esse tipo de usuário de internet. Algumas os tratam como devem: igual a qualquer usuário comum, outras são totalmente contra e chegam ao cumulo de não validar a participação deles em suas promoções, chamando os de “caça prêmios”. As empresas mais espertas entendem que essas pessoas passam a maior parte do tempo buscando promoções, mas enxergam também que os promonautas são os perfis mais movimentados das redes e os que têm maior quantidade de amigos.As empresas devem saber é como é grande a união e fidelidade desse personagem, na hora da compra os promonautas escolhem sempre as marcas que fazem sorteios pela internet.Um usuário comum pode até ser comprador de certo produto,mas não vê a necessidade de comentar em suas paginas nem de compartilhar publicações das empresas diferente dos promonautas. Além de unidos e fiéis os promonautas agora estão também organizados. Existem paginas que rastreiam os sorteios publicando o nome dos ganhadores e assim facilitar a vida dos mesmos. A organização é tanta que existe uma pagina dedicada a denuncias contra erros ou fraudes em sorteios.
Enfim, promonauta pode ser sim chamado de “caça prêmios” afinal passam seu tempo à procura de promoções, mas também devem ser considerados como divulgadores porque é isso que eles fazem: divulgam produtos, empresas e artistas. Promonauta é aquele que esta Sempre Conectado a tudo que rola na internet!
Texto publicado no Jornal O Prozeirão onde escrevo sobre o mundo da internet todas as terças feiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário